Curso de formação em
Acompanhamento Terapêutico - turma 2022

Ao longo de 12 anos de existência, o curso de formação em Acompanhamento Terapêutico Cont.AT.o tem se constituído como importante espaço formativo, apoiado em discussões teórico-clínicas, na troca de experiências e na transdiciplinaridade do campo do AT.

O curso tem como objetivo oferecer um espaço de formação para profissionais que pretendem desenvolver o trabalho clínico como acompanhantes terapêuticos.

 

A formação está estruturada a partir de 3 eixos: aulas teóricas, atendimento clínico (estágio) e supervisão em grupo. 

Em 2022 o curso será oferecido em formato híbrido, com aulas teóricas e atendimento clínico (estágio) na modalidade presencial e supervisão em grupo na modalide online.

PROGRAMA 2022

MÓDULO 1- Aproximações com o campo do AT

• Apresentação do curso

• História do AT

• História da loucura

MÓDULO 2 - Clínica e política

• Clínica, política e cidade no AT

• AT e saúde pública I: trabalho em rede

• AT e saúde pública II: projeto terapêutico singular

• A função convivência no AT

• AT e instituição

MÓDULO 3 - Estágio e supervisão

• Contrato, setting e enquadre

• Supervisão, análise e formação teórica

• Apresentação dos estágios e definição dos grupos de supervisão

MÓDULO 4 - Teoria e técnica no AT

• Desenvolvimento infantil: constituição psíquica, seus tropeços e a importância do brincar

• Transicionalidade e simbolização

• A criatividade e a experiência de habitar o mundo

• Holding e continência

• O cotidiano como Espaço Potencial: composições entre o AT e a Terapia Ocupacional

• Transferência e contratransferência

• Ação interpretativa

MÓDULO 5 - Psicopatologia

• Diagnóstico e medicalização da infância e adolescência

• Afetividade e suas alterações: transtornos do humor na perspectiva psiquiátrica

• Psicoses na perspectiva psiquiátrica

• Noções em psicopatologia

MÓDULO 6 - Clínica do AT

• AT com crianças e adolescentes

• AT e escola I: aspectos teóricos

• AT e escola II: estudo de caso

• AT e o campo do envelhecimento

• AT em contexto hospitalar

• AT e a clínica das adicções

• AT e judiciário

• AT e família

MÓDULO 7 - Fechamento

• Apresentação dos casos clínicos atendidos em estágio

• Entrega da monografia/ artigo

• Encerramento

Professores convidados 

Ana Paula Sader Basile - psicóloga pela PUC-SP, acompanhante terapêutica pela Cont.AT.o e especializanda em Saúde Mental e Reforma Psiquiátrica pelo Instituto Sedes Sapientiae. Hoje atua como acompanhante terapêutica e psicóloga clínica. Atuação pautada nas diretrizes da reforma psiquiátrica e em diálogo com as políticas públicas de saúde e assistência social.

 

Camila Morais - Psicanalista, terapeuta ocupacional e AT. Mestre em Psicologia Clínica (IPUSP). Diretora da Cont.AT.o Acompanhamento Terapêutico. Membro da Ger-Ações: pesquisas e ações em gerontologia. 

Carolina Lanzoni - Psicóloga formada pela PUC-SP, com especialização em Saúde Mental e Reforma Psiquiátrica pelo Instituto Sedes Sapientiae e formação como Acompanhante Terapêutica pela Cont.AT.o. Tem experiência no campo educacional e atualmente, está na rede de atenção psicossocial, atuando com crianças e adolescentes no CAPS IJ da Penha. Acredita no cuidado do sujeito em liberdade, realizado a partir de redes afetivas do território e numa construção conjunta, política e crítica da realidade social.

Cláudia Segura - Terapeuta Ocupacional, psicanalista, AT e supervisora clínica. Experiência em instituições públicas de Saúde Mental como o CAISM/Santa Casa e Centro de Referência da Infância e Adolescência – CRIA/Unifesp. Membro da equipe Tempo de AT.

Clarissa C. Fongaro Nars - Psicóloga e psicanalista. Mestre pelo Programa em Saúde Coletiva da Unifesp. Especialista em Psicologia Hospitalar, pelo CFP. Possui formação em AT pelo Instituto A CASA e experiência como Acompanhante Terapêutica.

Deborah Sereno - Psicanalista. Mestre em Psicologia Clínica pelo IP-USP. Doutora em Psicologia Social pela PUC-SP (Núcleo de Pesquisa Psicanálise e Política).  Docente do Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde (FACHS) da PUC-SP e coordenadora de estagio do mesmo curso. Coordenadora e supervisora do Giramundo - Oficinas e Redes em Saúde Mental da Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic da PUC-SP. Coordenadora e supervisora do RodaRua- Equipe de Acompanhamento Terapêutico.

Douglas Rodrigo Pereira - Psicanalista, mestre em Psicologia Clínica e doutorando em Psicologia Experimental pelo IPUSP. Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Psicanalise Experimental do IPUSP  e do Laboratório Interinstitucional de Estudos da Intersubjetividade e Psicanalise Contemporânea da PUC SP e do IP (LIPSIC).

Fernanda Oliveira - Terapeuta Ocupacional formada pela USP, mestre em Psicologia Social pelo IP/USP e Acompanhante Terapêutica formada pela Con.AT.o. Tem experiência em serviços de Saúde Mental, Reabilitação e Atenção Básica da rede pública de saúde e em atendimentos clínicos particulares, bem como em AT.

Hailton Yagiu - Psicólogo Clínico, Psicanalista e AT, Mestre em Ciências pela UNIFESP-BS. Membro do Grupo de Estudos em Medicina Narrativa (UNIFESP) e do Laboratório de Estudos das Desigualdades Sociais -  UNIFESP-BS. Possui experiência em Clínica, Supervisão e Formação. Responsável pela criação e manutenção do site www.saudemental.psc.br

Juliana Devito - Psicanalista, psicóloga (PUC-SP) e mestre em Psicologia Clínica (PUCSP). Membro do Departamento de Psicanálise com crianças do Instituto Sedes Sapientiae (ISS). Coordenadora de Equipe Clínica do Núcleo Acesso: atendimento, intervenção e pesquisa em Adoção da Clínica Psicológica do ISS.

Juliana Franch Polakiewicz - AT, psicóloga, especialista em Psicologia na Rede Básica de Atenção à Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Psicanalista com formação pelo Instituto Sedes Sapientiae.

Juliana Ferreira Santos Farah - Psicóloga clínica, psicanalista e AT, mestre em Psicologia Clínica pelo IP-USP. Especialista em Terapia Familiar e de casal pela PUC-SP. Atua como psicanalista em atendimentos individual, familiar e grupo e como supervisora clínica. Professora no Instituto Gerar e no CEFAS.

Leonardo Golodne - formado em psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Acompanhante Terapêutico através do curso Cont.AT.o e pós-graduando em Psicopedagogia pelo Instituto Singularidades. Atualmente é Orientador de Práticas inclusivas - Educação Infantil, Fundamental I e II e Ensino Médio. Idealizou com psicólogos parceiros o Coletivo Rede e a Rede de Escolas Inclusivas de São Paulo desde 2016.

Leonardo Ramos - médico graduado pela FAMEMA - SP. Psiquiatra pelo IAMSPE - SP. Especialista em Psiquiatria pela ABP - AMB. Pós-graduado em Perícias Médicas pela Santa Casa de São Paulo. Atuação profissional: CAPS IJ FÓ/ Brasilândia (2016 - 2020) e CAPS AD Prates (2012 - 2017).

Leonel Dozza de Mendonça - doutor em Psicologia pela Universidade Complutense de Madri (tese sobre AT). Natural de São Paulo (Brasil) começou sua carreira como AT em 1986 no Hospital Dia A Casa. Desde 1992 é o principal responsável pela divulgação do Acompanhamento Terapêutico na Espanha, onde reside atualmente, tendo dado formação em várias cidades, para além do Brasil, Argentina e Portugal. Foi diretor da Mini-residência "Alcalá de Henares", do Centro de Reabilitação Ocupacional "Leganés", do Centro de Dia e da Equipe de Apoio Social Comunitário "Parla" para pessoas com problemas de saúde mental (Comunidade de Madrid), além de diretor-fundador do “Grupo OTCA- Equipe de Acompanhantes Terapêuticos” (Madri 2000-2010). Presidente Honorário do “I Congresso Espanhol de Acompanhamento Terapêutico” (2012). Atualmente é formador e supervisor de profissionais e equipes. Autor de diversos artigos e dos livros “Acompanhamento Terapêutico e Clínica Diária” (edição brasileira esgotada) e “Acompanhamento Terapêutico: encontros e desencontros entre a vaca louca e o pato lógico” (publicado na Espanha).

Marco Aurélio Teixeira Piovezanni - Terapeuta Ocupacional, atua há 6 anos na Rede de atenção Psicossocial, com formação em acompanhamento terapêutico pela Cont.AT.o, realiza atendimentos particulares de AT no campo da saúde mental.

 

Marcos Salém Vasconcelos - psicólogo (PUC-SP), psicanalista em formação pelo IBPW e AT. Atende um público variado no consultório, dá supervisões e faz AT. É membro fundador do Grupo Itinerante de AT e foi coordenador do grupo Laço – Projetos de Inclusão Escolar.

Rafael Muscalu Raicher – Psicanalista, formado em psicologia pela PUC-SP, especialista em Saúde Mental em Saúde Coletiva pela Unicamp. Atua como acompanhante terapêutico, analista institucional e no consultório. Já trabalhou em CAPS AD e no projeto NURAAJ de atendimentos grupais de jovens e adolescentes na cínica do SEDES. Membro do grupo “O Barato no Divã”.

Talita Tavares - mestra e psicóloga pelo IPUSP. Psicanalista pelo Departamento de Psicanálise com Crianças pelo Instituto Sedes Sapientiae e pós graduação em Psicopatologia perinatal e parental pelo Instituto Gerar. Autora do livro O brincar na clínica psicanalítica de crianças com autismo.

Thiago Castelo Branco - ​Médico pela Universidade de São Paulo. Residência médica em Psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP, formação como terapeuta de grupo pelo Instituto de Desenvolvimento e Pesquisa da Saúde Mental e Psicossocial A CASA. Ex-professor universitário e médico preceptor da disciplina de Emergências Psiquiátricas do Curso de Medicina do Centro Universitário São Camilo. Ex-médico-preceptor da Residência em Psiquiatra pelo SUS/ Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo - CAPS III Adulto Lapa.

Duração do curso:  10 meses - março à dezembro de 2022

 

Início: 22 de março de 2022

 

Aulas teóricas: 3as feiras das 19h30 às 21h

Estágio: horário a definir entre o aluno e o acompanhado

 

Supervisão: horário a definir de acordo com os grupos de supervisão

Investimento: Matrícula: R$ 120,00 + 10 mensalidades de R$ 395,00 

Coordenação geral e supervisão clínica: Camila Morais

Local: Rua Cubatão, 929 -  Vila Mariana, São Paulo - SP