top of page

Curso de formação em
Acompanhamento Terapêutico - turma 2023

O curso de formação em Acompanhamento Terapêutico Cont.AT.o desde 2010 tem se configurado como importante espaço formativo, apoiado em discussões teórico-clínicas, na troca de experiências e na transdiciplinaridade do campo do AT.

O curso tem como objetivo oferecer um espaço de formação para profissionais que pretendem desenvolver o trabalho clínico como acompanhantes terapêuticos.

 

A formação está estruturada a partir de 3 eixos: aulas teóricas, atendimento clínico (estágio) e supervisão em grupo. 

Em 2023 o curso será oferecido em formato híbrido, com aulas teóricas e estágio presenciais e supervisão em grupo on-line.

PROGRAMA 2023

MÓDULO 1- Aproximações com o campo do AT

• Apresentação do curso

• História da loucura

• Reforma psiquiátrica no Brasil e no mundo

• História do AT

MÓDULO 2 - Clínica e política

• Clínica, política e cidade no AT

• Raça e etnia no AT

• AT e saúde pública I: trabalho em rede

• AT e saúde pública II: projeto terapêutico singular

• A função convivência no AT

• AT e instituição

MÓDULO 3 - Teoria e técnica no AT

• Desenvolvimento infantil: constituição psíquica, seus tropeços e a importância do brincar

• Transicionalidade e simbolização

• A criatividade e a experiência de habitar o mundo

• Holding, handling e continência

• O cotidiano como Espaço Potencial: composições entre o AT e a Terapia Ocupacional

• Transferência e contratransferência

• Ação interpretativa

MÓDULO 4 - Estágio e supervisão

• Contrato, setting e enquadre

• Supervisão, análise e formação teórica

• Apresentação dos estágios e definição dos grupos de supervisão

MÓDULO 5 - Psicopatologia

• Diagnóstico e medicalização da infância e adolescência

• Afetividade e suas alterações: transtornos do humor na perspectiva psiquiátrica

• Psicoses na perspectiva psiquiátrica

• Noções em psicofarmacologia

MÓDULO 6 - Clínica do AT

• AT com crianças e adolescentes

• AT em grupo

• AT e escola I: aspectos teóricos

• AT e escola II: estudo de caso

• AT e escola III: Projeto Casa Escola

• AT e o campo do envelhecimento I

• AT e o campo do envelhecimento II

• AT em contexto hospitalar

• AT e a clínica das adicções

• AT e judiciário

• AT e família

MÓDULO 7 - Fechamento

• Apresentação dos casos clínicos atendidos em estágio

• Entrega da monografia/ artigo

• Encerramento

Professores convidados - já confirmados
Alessandro de Oliveira Campos é psicólogo, doutor em Psicologia Social pela PUC SP. Psicoterapeuta. Membro colaborador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Identidade-Metamorfose (NEPIM) da PUC/São Paulo. Foi professor visitante da Unifesp campus Baixada Santista (2018/2020). Atualmente professor no curso Imigração e saúde mental da Unifesp. Membro da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO). Membro do Coletivo Redes Pretas de Psicologia de Sao Paulo. Criador e coordenador dos encontros de Masculinidades Homem a Homem. Membro do Centro de Capoeira Angola Angoleiro Sim Sinhô de São Paulo.
 
Alexandre Angulo, 32, é educador por vocação, professor particular por casualidade e acompanhante terapêutico. Formado engenheiro civil pela POLI/USP, com estudos extracurriculares nas áreas da psicologia, sociologia e pedagogia. Se propõe a favorecer processos de aprendizado, atuando como AT em suas aulas com jovens estudantes das mais diversas instituições de ensino da cidade de São Paulo, há mais de 10 anos. Participou do Curso de Extensão Acompanhamento Terapêutico e a Clínica da Infância e Adolescência da Cont.AT.o em 2021, e agora, após um hiato pandêmico, tem retomado suas atividades em nome da Casa 3 (produtora cultural) e do projeto casa escola (coletivo autônomo de educadores), oferecendo serviços de aulas particulares e AT de estudos.

Ana Paula Sader Basile é graduada em psicologia fez formação em acompanhamento terapêutico pela Cont.AT.o e especialização em saúde mental e reforma psiquiátrica pelo Instituto Sedes Sapientiae. Já atuou como acompanhante terapêutica e como psicóloga social no âmbito da assistência. Hoje trabalha no SUS, na atenção primária à saúde (NASF) e também como psicóloga clínica.

Carolina Lanzoni é psicóloga formada pela PUC-SP e Acompanhante Terapêutica pela Cont.AT.o. Especialista em Saúde Mental pelo Instituto Sedes Sapientiae e está no curso de Clínica Psicanalítica: Conflito e Sintoma na mesma instituição. Tem experiência no campo educacional e atualmente está na rede de atenção psicossocial do SUS, atuando com crianças e adolescentes em CAPS IJ. Acredita no cuidado da mlkada em liberdade e no território, a partir de uma prática ética, afetiva e crítica da realidade social.

Cláudia Segura é terapeuta ocupacional pela UFSCAR, membro da equipe Tempo de Acompanhamento Terapêutico e psicanalista em formação pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana.

Clarissa Carvalho Fongaro Nars é psicanalista. Psicóloga graduada pela Univerisade São Marcos. Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Conselho Federal de Psicologia. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, onde também é membro do Grupo de Pesquisa em Filosofia da Saúde – Gefs/Unifesp/CNPq. Possui formação em Acompanhamento Terapêutico pelo Instituto A CASA.

 

Daniel Amiro Basílio Gonçalves é psicólogo formado pela PUC-SP, psicanalista e AT. Coordenador do GIP e psicólogo do CAPS Infantil Sé (2008-11).

Deborah Sereno é psicóloga e psicanalista. Mestre em Psicologia Clínica pelo IPUSP. Doutora em Psicologia Social pela PUCSP. É professora do curso de psicologia e coordenadora do núcleo de saúde mental: política e clínica ampliada da FACHS/PUCSP. Coordenadora e supervisora do Giramundo- equipe de acompanhamento terapêutico (AT) da Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic da PUC-SP. Coordenadora do Rodarua: equipe de AT.

 

Douglas Rodrigo Pereira é psicanalista, mestre em Psicologia Clínica e doutorando em Psicologia Experimental pelo IPUSP. Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Psicanalise Experimental do IPUSP  e do Laboratório Interinstitucional de Estudos da Intersubjetividade e Psicanalise Contemporânea da PUC SP e do IP (LIPSIC). Membro do grupo brasileiro de pesquisa Sándor Ferenczi. Aspirante a membro do departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientaie.

 

Flávia de Almeida Prado Cézari é psicóloga graduada pelo IPUSP; Psicanalista membro do Departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e especialista em Saúde Mental pela UNIFESP. Atua na clínica com crianças, adolescentes e adultos e em supervisão de profissionais em contexto clínico e institucional.

Fernanda Oliveira é terapeuta ocupacional formada pela USP, mestre em Psicologia Social pelo IP/USP e Acompanhante Terapêutica formada pela Cont.AT.o. Tem experiência em serviços de Saúde Mental, Reabilitação e Atenção Básica da rede pública de saúde e em atendimentos clínicos particulares, bem como em AT.

Hailton Yagiu é psicólogo Clínico, psicanalista e AT. Doutorando em Ciências da Saúde (UNIFESP-BS). Especialista em Psicologia Clínica (CRP-SP). Membro do Grupo de Estudos em Medicina Narrativa (UNIFESP-EPM) e do Laboratório de Estudos das Desigualdades Sociais -  UNIFESP-BS. Atua nos seguintes segmentos: Clínica, Supervisão e Formação. Responsável pela criação e manutenção do site www.saudemental.psc.br.

Isabel Alonso Leite é psicóloga formada pela PUC-SP e acompanhante terapêutica pelo Projeto Humanitas. Especialização em terapia de casal e família pelo Sedes Sapientiae. Atuação clínica no SUS durante 12 anos em um ambulatório especializado em saúde do idoso. Em formação pelo IBPW em Psicanálise Winnicottiana.

Juliana Devito é psicanalista, psicóloga (PUC-SP) e mestre em Psicologia Clínica (PUCSP). Membro do Departamento de Psicanálise com crianças do Instituto Sedes Sapientiae (ISS). Coordenadora de Equipe Clínica do Núcleo Acesso: atendimento, intervenção e pesquisa em Adoção da Clínica Psicológica do ISS.

Juliana Ferreira Santos Farah é psicanalista e terapeuta de casal, família e grupos. Mestre em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Especialista em Terapia Familiar e de casal pela PUC-SP. Aspirante a membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Membro do Cligiap/USP. Professora do curso “O Trabalho Psicanalítico com Grupos” do Instituto Gerar.

Juliana Franch Polakiewicz  é psicóloga, especialista em Psicologia na Rede Básica de Saúde pela faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Psicanalista, aspirante a membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae Acompanhante Terapêutica e Curadora dativa.

Leonardo Golodne é educador, psicólogo formado na Universidade Mackenzie, pós-graduação em Psicopedagogia pelo Instituto Singularidades e acompanhante terapêutico através do curso Cont.AT.o
Trabalhou muitos anos como educador e acompanhante terapêutico em diversas escolas privadas e diferentes ciclos. Participou de formações no Lugar de Vida através do projeto Escolas Transformadoras em práticas inclusivas II. Atualmente trabalha como Orientador de Práticas Inclusivas de Educação Infantil à Ensino Médio e também é membro do Coletivo Rede – Projetos por uma educação inclusiva.

 

Marco Aurélio Teixeira Piovezanni é terapeuta ocupacional formado pela UNESP (2012). Acompanhante Terapêutico com formação pela Cont.AT.o (2019). Com aperfeiçoamento em saúde mental (2017) e pos-graduação em saúde pública. Tem experiência de trabalho no campo da saúde mental, atuando junto a adultos, como acompanhante terapêutico e como trabalhador da rede pública de saúde mental (atualmente vinculado à rede de atenção básica em saúde). Acredita na potência do território e do trabalho em rede. Considera fascinante ter contato com o humano em sua complexidade e diversidade e conhecer as variadas formas de estar no mundo e de se expressar. Está sempre atento para observar as mudanças concretas e minuciosas que acontecem por meio do fazer humano, o foco de sua formação como terapeuta ocupacional.

Marcos Salém Vasconcelos é psicólogo (PUC-SP), psicanalista em formação pelo IBPW e AT. Atende um público variado no consultório, dá supervisões e faz AT. É membro fundador do Grupo Itinerante de AT e foi coordenador do grupo Laço – Projetos de Inclusão Escolar.

Rafael Muscalu Raicher é psicólogo e psicanalista. Trabalhou como AT de 2006 à 2022. 8 deles junto a equipe de ATs do instituto A Casa. Membro aspirante do Departamento de Psicanálise do SEDES e especialista em saúde mental pela Unicamp. Trabalhou em CAPS AD, CAPS Adulto, no NURAAJ da clínica do SEDES e como analista institucional de diversos equipamentos do SUS e SUAS. Atualmente se dedica à clínica de consultório e a um projeto com crianças e adolescentes vitimas de violência sexual na favela de Heliópolis.

Ricardo Gomides é psicólogo, psicanalista, Acompanhante Terapêutico. Mestre e Doutor em Psicologia - USP. Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae.

 

Thiago Castelo Branco é médico graduado pela Universidade de São Paulo, 2005. Pós-graduação (lato sensu) com diploma de Residência Médica em Psiquiatria concluída em 2009 pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPqHCFMUSP). Atualmente, atuando como médico especialista em psiquiatria clínica e psicoterapia (individual e de grupo) de adolescentes e adultos em consultório particular. 
 

Duração do curso:  15 meses - agosto de 2023 à novembro de 2024

 

Início: 29 de agosto de 2023

 

Aulas teóricas: 3as feiras das 20h às 21h30

Estágio: horário a definir entre o aluno e o acompanhado

 

Supervisão: horário a definir de acordo com os grupos de supervisão

Investimento: Matrícula: R$ 150,00 + 15 mensalidades de R$ 420,00 

Coordenação geral e supervisão clínica: Camila Morais

Local: Rua Cubatão, 929 -  Vila Mariana, São Paulo - SP
Rua Cubatão, 929 -  Vila Mariana, São Paulo - SP



(11) 97275-2704

curso.at.contato@gmail.com




               
bottom of page