Curso de extensão 

Acompanhamento Terapêutico e a clínica da infância e adolescência - 1o semestre 2021

A infância se apresenta como uma etapa fundamental na constituição dos sujeitos. O desenvolvimento singular de cada criança, expresso nos diferentes modos de ser e de estar no mundo, acontece em meio a uma complexa trama de relações com seu entorno e é também marcado pelos aspectos políticos, sociais e culturais.  

O Acompanhamento Terapêutico (AT) é uma prática clínica desenvolvida fora dos espaços tradicionais de tratamento (consultórios) e que acontece no contexto de vida de quem é acompanhado, utilizando o cotidiano como território privilegiado para suas experiências e intervenções. É uma modalidade terapêutica voltada à autonomia e à (re)inserção social de pessoas que, por diferentes motivos, não criaram ou perderam a possibilidade de transitar nos espaços sociais.

Esse curso tem como objetivo apresentar e problematizar o Acompanhamento Terapêutico como um importante dispositivo de cuidado a crianças e adolescentes, sendo um trabalho que ocorre em conjunto com diferentes profissionais, compondo uma rede de suporte voltada para essa população. 

 

PROGRAMA

Aula 1

Apresentação do curso

História social da criança e da família

Aula 2

Políticas públicas no campo da infância e da adolescência no Brasil e Acompanhamento Terapêutico

Aula 3

Desenvolvimento infantil: constituição psíquica e seus tropeços

Aula 4

Adolescer: tempo de crise?

Aula 5

Diagnóstico e medicalização

Aula 6

O cuidado aos pais e às famílias

Aula 7

AT com crianças e adolescentes durante a pandemia: o virtual como território

Aula 8

Projeto Terapêutico Singular e trabalho em rede

Aula 9

A convivência como dispositivo de cuidado de crianças e adolescentes

Aula 10

Adolescência, drogas, psicose e instituições: cenas da clínica

Aula 11

AT na escola (parte I)

Aula 12

AT na escola (parte II)

Aula 13

AT com crianças e adolescentes em contexto hospitalar

Aula 14

AT com crianças e adolescentes em serviços de acolhimento institucional

Aula 15

AT com crianças e adolescentes em situação de rua

Aula 16

AT em grupo com adolescentes: uma experiência de autonomia e amizade

PROFESSORES CONVIDADOS:

Andrea Bivar Correia - psicóloga e psicanalista. Especialista em adolescência pelo Instituto Sedes Sapientiae e uma das fundadoras do CAJU (Coletivo Psicanálise, Adolescência e Juventude). Atuou em ONGs e escolas como coordenadora e orientadora educacional.

Carolina Tambelini - Psicóloga formada pela PUC-SP, com especialização em Saúde Mental e Reforma Psiquiátrica pelo Instituto Sedes Sapientiae e formação como Acompanhante Terapêutica pela Cont.AT.o. Tem experiência no campo educacional e atualmente, está na rede de atenção psicossocial, atuando principalmente com crianças e adolescentes. Acompanhante Terapêutica da Equipe Cont.AT.o de AT.

Clarissa Fongaro Nars - psicanalista e AT. Mestre pelo Programa em Saúde Coletiva da Unifesp. Especialista em Psicologia Hospitalar, pelo Conselho Federal de Psicologia. Possui formação em AT pelo Instituto A CASA. Coordena a Equipe Actus de AT.

Cláudia Segura - terapeuta ocupacional pela UFSCar. Experiência em instituições públicas e privadas de atendimento à saúde mental – CAISM/ISCMSP e CRIA/UNIFESP. Acompanhante Terapêutica da Equipe Tempo – Clínica e Cuidado no Envelhecimento. Psicanalista e supervisora clínica.
 

Fernanda Fudissaku - fonoaudióloga e psicanalista. Doutoranda em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC/SP. Fonoaudióloga do CER II DERDIC, docente e supervisora do curso de aprimoramento “Atendimento em grupo de crianças com impasses no laço social: Linguagem e Sujeito” ministrado na DERDIC-PUC/SP. Atuação na Saúde Coletiva principalmente na área da Saúde Mental, experiência em acompanhamento terapêutico e supervisão clínica-institucional.

Gabriela Urbano - psicóloga, psicanalista e acompanhante terapêutica. Especialista em psicopatologia e saúde pública. Ministra o módulo Atenção Psicossocial e rua, da Incar: pós-graduação em Saúde Mental e Direitos Humanos, em Tucuruí - PA.

Hailton Yagiu - psicólogo clínico e AT com experiência em Clínica, Formação e Supervisão. Pesquisador do Programa Interdisciplinar em Ciências da Saúde (UNIFESP Baixada Santista). Responsável pela criação e manutenção do site www.saudemental.psc.br.

Juliana Devito - psicanalista, psicóloga e mestre em Psicologia Clínica pela PUCSP. Membro do Departamento de Psicanálise com Crianças do Instituto Sedes Sapientiae. Membro e coordenadora de Equipe Clínica do Núcleo Acesso - Estudos, intervenções e pesquisa sobre Adoção do Instituto Sedes Sapientiae.

Leonardo Golodne - psicólogo formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Acompanhante Terapêutico com formação pela Cont.AT.o e pós-graduando em Psicopedagogia pelo Instituto Singularidades. Atualmente atua como Assistente de Orientação - Práticas inclusivas - Educação Infantil, Fundamental I e II e Ensino Médio. Idealizou com psicólogos parceiros o Coletivo Rede e a Rede de Escolas Inclusivas de São Paulo desde 2016.

Leonardo Ramos - médico graduado pela FAMEMA - SP. Psiquiatra pelo IAMSPE - SP. Especialista em Psiquiatria pela ABP - AMB. Pós-graduado em Perícias Médicas pela Santa Casa de São Paulo. Atuação profissional: CAPS IJ FÓ/ Brasilândia (2016 - 2020) e CAPS AD Prates (2012 - 2017).

Luana Moraes Amancio - terapeuta ocupacional e acompanhante terapêutica. Especialista em Teoria Psicanalitica. Atuação na clínica da infância e Saúde Pública, atualmente TO no CER II Derdic/PUC.

Talita Tavares - mestra e psicóloga pelo IPUSP. Psicanalista pelo Departamento de Psicanálise com Crianças pelo Instituto Sedes Sapientiae e pós graduação em Psicopatologia perinatal e parental pelo Instituto Gerar. Autora do livro O brincar na clínica psicanalítica de crianças com autismo.

Coordenação geral: Camila Morais

Coordenação: Fernanda Oliveira

Professores convidados

Duração do curso: março à junho de 2021

 

Início: 16 de março de 2021                    

 

Aulas: 3as feiras das 19h30 às 21h (via plataforma zoom)

Carga horária total: 24 horas

Certificado:  frequência mínima de 75% nas aulas + aprovação no trabalho final (reflexão clínica)

Investimento: Matrícula: R$ 100,00 + 4 mensalidades de R$ 250,00

Público: graduandos e graduados em diferentes áreas do conhecimento

Mais informações: curso.at.contato@gmail.com  ou (11) 97275-2704 (Camila)

Vagas limitadas