Grupo de Discussão sobre
Acompanhamento Terapêutico (AT)
Desde 2010 a Cont.AT.o trabalha com a formação de Acompanhantes Terapêuticos oferecendo curso e estágios supervisionados. Ao longo destes anos percebemos que após o término dos cursos nas mais variadas instituições, os Ats encontram poucos espaços de discussão, troca de experiências para dar continuidade à sua formação, construir sua clínica ou mesmo estar em espaços de pertencimento.
Em 2017 daremos uma pausa em nosso Curso de Formação em Acompanhamento Terapêutico, mas iniciaremos outro projeto, a montagem de um espaço de Grupo de Discussão sobre Acompanhamento Terapêutico, com duração de 1 semestre.
O objetivo é reunir profissionais que tenham feito cursos de formação em AT, que já trabalhem neste campo e/ou que tenham alguma experiência com esta modalidade de cuidado que queiram pensar de forma crítica as experimentações vividas nos encontros com aqueles que são acompanhados. A proposta é exercitar um pensamento coletivo contemplando as singularidades de cada experiência clínica.
Convidamos colegas que irão contribuir com as discussões apresentando suas pesquisas e experiências. Estas funcionarão como disparadoras de questões que envolvem o acompanhar em sua pluralidade de situações e saberes. Se a clínica do AT é movimentada pela experimentação, criatividade e multiplicidades, o Grupo de Discussão proposto pretende acompanhar esta especificidade.
No primeiro semestre de 2017 teremos os seguintes eixos de discussão:
- Encontros com o outro – com Ana Carolina Campos Gebrim – Psicanalista, trabalha com imigrantes e refugiados, supervisora do Grupo Veredas.
- Quando as ruas ganham cor: Raça e Etnia no AT – com Emiliano de Camargo David – Psicólogo, Mestrando em Psicologia Social – PUC-SP, Especialista em Psicopatologia e Saúde Pública FSP/USP, Membro do Instituto AMMA Psique e Negritude.
- O AT e a função convivência – com Deborah Sereno – Psicanalista, Mestre em Psicologia Clínica IP USP, Doutoranda do Depto de Psicologogia Social PUC-SP (Núcleo de Pesquisa Psicanálise e Política), Docente do Curso de Psicologia FACHS - PUC-SP, Coordenadora do Giramundo – Oficinas e Redes em Saúde Mental da Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic PUC-SP, Coordenadora e supervisora do RodaRua – equipe de Ats.
- Sem Roteiro Cia. Teatral Ueinzz – com Eduardo Lettiere – Psicanalista.
Maiores informações e inscrições pelo email: curso.at.contato@gmail.com
Coordenação: Camila Morais e Rafael Michel Domenes