Quem somos

 

O curso de formação em Acompanhamento Terapêutico Cont.AT.o é coordenado por Camila Morais, psicanalista e terapeuta ocupacional que trabalha há 15 anos no campo da saúde mental, tendo experiência em atendimentos clínicos no consultório particular e como AT, na assistência e na gestão de instituições de saúde públicas e privadas, e na formação e supervisão de profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social.

Ao longo de 10 anos de existência, o curso de formação em Acompanhamento Terapêutico Cont.AT.o tem se constituído como importante espaço formativo, apoiado em discussões teórico-clínicas, na troca de experiências e na transdiciplinaridade do AT.  Além disso, a aposta é que um curso de formação também tem a importante função de ser um lugar no qual os alunos construam pertencimento e uma rede para parcerias.

Nossa história

 

Cont.AT.o surgiu em 2010 com a união de 3 profissionais: Adriana Ronchetti, Luciana Bruniera e Simone Villas Boas, psicólogas e acompanhantes terapêuticas com ampla experiência em saúde mental a partir do trabalho clínico com referencial psicanalítico e preocupadas com o processo de formação de novos profissionais interessados na prática clínica do AT.

 

Em 2011 uma nova integrante se juntou ao grupo – Camila Morais, terapeuta ocupacional, psicanalista e acompanhante terapêutica, que veio agregar ao grupo a experiência em saúde mental em serviços públicos de saúde, a interface do AT com a Terapia Ocupacional e o trabalho psicanalítico.

 

No final de 2012 tivemos a entrada de mais um integrante – André Nader, psicólogo e acompanhante terapêutico, que também trouxe para o grupo sua experiência em saúde mental em serviços públicos de saúde e o trabalho psicanalítico.

 

Desde 2018 a coordenação do curso vem sendo realizada por Camila Morais.

Ao longo desses 10 anos de existência, temos trabalhado com a formação de Acompanhantes Terapêuticos através dos cursos de formação, participações em congressos e eventos, a realização de grupos de estudos e supervisões clínicas individuais e em grupo. 

   Camila Morais 
(CREFITO-3 11443/TO)

Psicanalista com formação pelo Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae; terapeuta ocupacional formada pela USP; acompanhante terapêutica (AT) e supervisora clínica. Mestre em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da USP (IP/USP) com a pesquisa A potencialidade clínica do cotidiano: composições entre Terapia Ocupacional, Acompanhamento Terapêutico e Psicanálise. Membro da Ger-Ações - pesquisas e ações em Gerontologia, na qual integra o grupo de professores do curso de Fundamentos em Psicogerontologia e o Núcleo de AT. Coordenadora do curso de formação em Acompanhamento Terapêutico Cont.AT.o.

Atualmente realiza atendimentos clínicos de adolescentes, adultos, idosos e famílias em consultório particular; atende como AT e dá supervisões clínicas e clínico-institucionais.

Ministrou aulas e mini cursos sobre Acompanhamento Terapêutico e envelhecimento na Universidad de Buenos Aires (UBA) em 2019, na Pontificia Universidad Católica de Chile (PUC-Santiago) em 2017 e na Universidad de la Republica (UDELAR Montevidéo Uruguai) em 2016.

Desenvolveu as seguintes atividades profissionais:

  • Docente do curso de Especialização pós-técnica de nível médio em saúde mental (REDE SAMPA) para profissionais da rede pública de saúde da cidade de São Paulo pelo Centro de Desenvolvimento em Ensino e Pesquisa em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de São Paulo (CEDEPS);

  • Docente do curso Gerenciamento de cuidados para a atenção integral à saúde da pessoa idosa, voltado para profissionais da rede pública de saúde da cidade de São Paulo pelo Centro de Desenvolvimento em Ensino e Pesquisa em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de São Paulo (CEDEPS);

  • Terapeuta do Escritório de Saúde Mental (ESM) da Universidade de São Paulo;

  • Terapeuta do Projeto Compor na Clínica Psicológica do Instituto Sedes Sapientiae;

  • Terapeuta do Projetos Terapêuticos;

  • Coordenadora e Acompanhante Terapêutica do Projeto ConVida e Projeto VivaCidade (ambos com AT em grupo); 

  • Terapeuta Ocupacional no Hospital Dia A Casa e Acompanhante Terapêutica da equipe de ATs da instituição;

  • Coordenadora do Serviço Residencial Terapêutico Aricanduva I; 

  • Terapeuta Ocupacional do CAPS Adulto Arco-Íris e do CAPS Infantil Sé;

  • Terapeuta Ocupacional do NASF Capão Redondo e do NASF Centro-Oeste;

  • Terapeuta Ocupacional do Departamento de Saúde Mental da Clínica Psiquiátrica Recanto Maria Tereza.

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2575542906048081

 

2019 Desenvolvido por Cont.AT.o