Acompanhamento Terapêutico e a clínica do envelhecimento
Curso de extensão - 2o semestre 2021 

A Cont.AT.o que há mais de 10 anos desenvolve cursos, grupos de estudos e supervisão no campo do Acompanhamento Terapêutico, em parceria com a Ger-Ações: pesquisas e ações em gerontologia, pioneira no trabalho de acompanhamento terapêutico no envelhecimento, incluindo a realização de mini cursos com esse tema em diferentes países da América Latina, oferecem o curso de extensão Acompanhamento Terapêutico e a clínica do envelhecimento no 2o semestre de 2021.

 

O Acompanhamento Terapêutico (AT) é uma prática clínica desenvolvida fora dos espaços tradicionais de tratamento (consultórios) e que acontece no contexto de vida de quem é acompanhado, utilizando o cotidiano como território privilegiado para suas experiências e intervenções. É uma modalidade terapêutica voltada à autonomia e à (re)inserção social de pessoas que, por diferentes motivos, não criaram ou perderam a possibilidade de transitar nos espaços sociais.

​O envelhecimento se apresenta como uma travessia do tempo realizada de forma bastante singular. Corresponde a um processo que acontece em meio a complexa trama de relações do sujeito com seu entorno, sendo também marcado pelos aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais de cada época, os quais impactam na subjetividade de quem envelhece. 

Esse curso tem como objetivo apresentar e problematizar o Acompanhamento Terapêutico como um importante dispositivo de cuidado a idosos, sendo um trabalho que ocorre em conjunto com diferentes profissionais, compondo uma rede de suporte voltada para essa população. 

 


 


 

 

PROGRAMA

Aula 1

Apresentação do curso

Aula 2

História social da velhice

Políticas públicas no campo do envelhecimento no Brasil

Acompanhamento Terapêutico no envelhecimento

Aula 3

Corpo, tempo e envelhecimento

Aula 4

Discussão de caso clínico - A transfiguração da corporalidade no envelhecer como barreira das potências de vida

Aula 5

Psicopatologia do envelhecimento: depressão e demências

Aula 6

Memória, cidade e a clínica do AT no envelhecimento

Aula 7

Projeto Café com Memória

Aula 8

Discussão de caso clínico - O sujeito para além do diagnóstico

Aula 9

Projeto Terapêutico Singular e trabalho em rede

Discussão de caso clínico - Tecendo laços: experiência do acompanhamento terapêutico de um idoso em um CECCO

Aula 10

Discussão de caso clínico - O AT como potência na interface entre envelhecimento e saúde mental

Aula 11

Família, cuidados comunitários e redes de apoio

Aula 12

Velhice e (des)territorialização

Aula 13

Discussão de caso clínico - O trabalho do AT em uma Instituição de Longa Permanência

Aula 14

AT com idosos na pandemia: o virtual como território?

Aula 15

Projeto Escuta 60+

Professores convidados

Ana Paula Sader Basile - Psicóloga pela PUC-SP, acompanhante terapêutica pela Cont.AT.o e especializanda em Saúde Mental e Reforma Psiquiátrica pelo Instituto Sedes Sapientiae. Trabalha como psicóloga clínica, já atuou também no âmbito da educação. Membro da equipe de ATs  Cont.AT.o.

 

Cláudia Segura - Terapeuta Ocupacional, psicanalista, AT e supervisora clínica. Membro da Ger-Ações - na qual integra o núcleo de AT e é coordenadora do Curso de Fundamentos em Psicogerontologia. Experiência em instituições públicas de Saúde Mental como o CAISM/Santa Casa e Centro de Referência da Infância e Adolescência – CRIA/Unifesp. Membro da equipe Tempo de AT.

Gabriela Giberti - Psicóloga formada pela PUC/SP, acompanhante terapêutica de idosos e supervisora clínica. Especialista em gerontologia pelo Einstein. Mestre e Doutoranda (IP/USP).

Henrique Mancini Guedes - Graduado em Fisioterapia pelo Centro Universitário São Camilo e Administração com ênfase em Comércio Exterior pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Acompanhante terapêutico pela Cont.AT.o. Pós graduando em osteopatia pelo Colégio Brasileiro de Osteopatia. Membro da equipe de ATs Cont.AT.o. 

Isabel Alonso - Psicóloga formada pela PUC-SP e acompanhante terapêutica da equipe Humanidade at. Pós-graduada em Neuropsicologia e atendimento de família e casal. Experiência em Centro de Referência do Idoso do SUS e centro-dia para idosos. Cofundadora do Café com Memória. Atualmente realiza atendimento em consultório particular e on-line.

Júlia Briones Atanasov - Psicóloga clínica e acompanhante terapêutica. Atua em consultório particular, a pacientes conveniados a Prevent Senior, na equipe de ATs da Tempo - clínica e cuidado no envelhecimento, membro da equipe no projeto Escuta 60+. Cursando especialização em Psicossomática Psicanalítica no Instituto Sedes Sapientiae.

 

Luciana Goulart Mannrich - formada em Ciências Socias e Psicologia na PUC; especialização em psicanálise no instituto Sedes Sapientiae. Formação em at no instituto A Casa. Há 10 anos começou seu percurso na clínica do acompanhamento terapêutico voltado para o envelhecimento. Membro da Ger-Ações: Pesquisas e Ações em gerontologia.

Marco Aurélio Teixeira Piovezanni - Terapeuta ocupacional, atua há 6 anos na rede de atenção psicossocial. Formação em acompanhamento terapêutico pela Cont.AT.o, realiza também atendimentos particulares de AT no campo da saúde mental. Membro da equipe de ATs Cont.AT.o.

Mariana Pietra - Terapeuta Ocupacional formada pelo Centro Universitário São Camilo. Pós- Graduada em Gerontologia. Experiência em Instituições de Longa Permanência assim como em Centro de Referência ao Idoso. Cofundadora do Café com Memória. Atualmente realiza Atendimentos Domiciliares e on-line e orientações para cuidadores e familiares.

Roberta Veloso de Matos - Jornalista, Acompanhante Terapêutica e Psicanalista. Idealizou com outras profissionais de saúde mental o projeto Escuta 60+ que oferece escuta solidária e acolhimento para idosas e idosos durante a pandemia do Covid-19.

 

Rosa Lúcia Moyses - Graduada e pós-graduada em Ciências Sociais pela USP; psicanalista pelo CEP (Centro de Estudos Psicanalíticos). Integra a Rede de Atendimento Psicanalítico do CEP e realiza atendimentos clínicos em consultório particular junto a adolescentes, adultos e idosos. Membro da Ger-Ações: Pesquisas e Ações em Gerontologia.

Rosangela Del Vecchio - Pós-graduada em Gerontologia pela FUNIBER, pedagoga, especialista e mestre pela PUC-SP. Cursou Psicogerontologia pela Ger-Ações e Acompanhamento Terapêutico pela Cont.AT.o. Participa do grupo de formação e transmissão sobre a Clínica do Envelhecimento na Tempo.

Duração do curso: agosto à dezembro de 2021

 

Início: 17 de agosto de 2021                    

 

Aulas: 3as feiras das 19h30 às 21h (via plataforma zoom)

Certificado:  frequência mínima de 75% nas aulas + aprovação no trabalho final (reflexão clínica)

Investimento: Matrícula: R$ 100,00 + 4 mensalidades de R$ 250,00

Mais informações: curso.at.contato@gmail.com  ou (11) 97275-2704 (Camila)

Vagas limitadas

Coordenação geral: Camila Morais
Coordenação: Fernanda Oliveira